Newslleter

Assine nossas newslleters e receba todas as novidades da Aprymore diretamente no seu e-mail:

Quem é você?

Autor: Edson Ferreira | Data 16/02/2020 10:54:01

Uma das maiores buscas do ser humano é descobrir sua motivação infinita. Parece que a motivação é o salvador da pátria, afinal de contas se você estiver constantemente motivado suas realizações serão consecutivas. Buscar por algo...

Fazer isso com a sua equipe é um crime

Autor: Edson Ferreira | Data 07/02/2020 22:00:38

Estudos internacionais com dados e 63 países entre 2000 e 2011 apontam uma importante relação entre suicídio e desemprego. O desemprego de uma pessoa tem um impacto muito maior que apenas financeiro. É também social e emocional, muitas vezes...

Evolua sua equipe sem muito esforço

Autor: Edson Ferreira | Data 31/01/2020 20:50:23

Nesse post quero apenas contar duas histórias/Estudos que representam exatamente essa estratégia. Estudo 1 Um estudo onde reuniram um grupo de estudantes de psicologia, que receberam cinco ratos e um labirinto em forma de “T” para realizar...

Dormir bem: uma receita para qualidade de vida e p

Autor: Edson Ferreira | Data 20/01/2020 16:47:19

Uma pesquisa sobre o sono feita Philips em 2019 com mais de 11000 pessoas mostrou que, para 44% delas a qualidade do sono piorou nos últimos anos. Todos nós sabemos que um bom sono é fundamental para nossa qualidade de vida e produtividade no...

Como ter alta performance já.

Autor: Edson Ferreira | Data 20/01/2020 14:44:53

Foco, disciplina e treinamento são elementos chave para quem quer conquistar algo diferente na vida. E para isso precisamos parar de buscar grandes realizações. Precisamos sonhar grande isso é verdade. Mas para chegar no sonho grande,...

Organograma não demonstra qualidade da liderança

Organograma não demonstra qualidade da liderança

Autor: Edson Ferreira | Data 23/11/2020 19:20:00



 
Toda organização é hierárquica, ou pelos menos a grande maioria delas. A hierarquia existe na sociedade desde sempre, ou pelo menos desde que a história consegue nos mostrar.
A hierarquia pressupõe ordem e referência. Não que tenha que ser assim e que só possa ser assim, mas é assim que tem sido e realmente faz sentido que funcione assim, podendo funcionar de outra forma também.
Então, qual o sentido de uma empresa ser hierarquizada? Para alguns também vai permanecer a ideia de “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Geralmente é a ideia de quem manda em quem. Sempre que esse tipo de relação é priorizada não dá para esperar nada diferente de uma grande disputa, onde cada um defende o seu em detrimento do outro.
Certa vez vi a definição de empresa hierárquica sendo, o nível de baixo sempre serve o nível de cima. Esse é o tipo de entendimento que me leva a duvidar das pessoas que consideram dessa forma.
Numa empresa ninguém serve a ninguém e todos serve a um proposito maior que a própria empresa. Se um nível de baixo servir o nível de cima o propósito geral se perde, pois o foco fica vertical e impede um departamento de contribuir com o outro. Uma empresa é vertical, horizontal ou diagonal. O que precisa importar é o objetivo maior e por ele todos precisam caminhar juntos, puxando para ao mesmo lado, senão vira cabo de guerra, e não importa quem vença quando elas se dividem no lugar se somarem.
No livro o monge e o executivo o autor mostra a importância do líder servidor para as conquistas mútuas. Então o nível de cima serve o nível de baixo para facilitar as execuções necessárias para que a empresa se desenvolva. Servir não tem ligação com cargo, posição ou hierarquia. Todos servem a todos e dentro das empresas o que muda é a carga de responsabilidade e é exatamente por isso que o líder precisa servir mais para garantir que suas metas, que são maiores e dependentes do processo como um todo, inclusive dos níveis mais baixos do organograma, sejam alcançadas.
Servir não é sobre subjulgar, é sobre facilitar a caminhada do outro em busca de resultados mútuos. Não é sobre passar mão na cabeça nem sobrecarregar pessoas. Também não é sobre dar tudo que pedem e sim dar o que é necessário para as conquistas propostas.
E é nesse ponto que o organograma nos mostra, ou pelo menos deveria ser assim, quem está mais preparado para assumir o peso maior e redistribuí-lo sob a ótica da produtividade e justiça.
Não há quem serve quem baseado num gráfico na parede.